top of page

Traçando Metas Pessoais: Uma Jornada Além da Imagem

Olá queridas leitoras! Como vocês estão?


Retomo hoje os conteúdos por aqui após um longo período de pausa. O desejo de escrever sempre esteve aqui, mas confesso que a falta de priorização, e por vezes me escorando na desculpa da "falta de tempo", impediu-me de manter a constância desejada. Meu objetivo é que neste espaço é vocês possam entender e aprender um pouco mais, não apenas de Consultoria de Imagem e de seu universo, mas também tudo que envolve desenvolvimento pessoal e profissional. 


A Consultoria de Imagem tem como base 3 pilares básicos, que popularmente nomeamos de ABC da Imagem: o "A" corresponde a appearence ou aparência/imagem, a letra "B" corresponde ao behavior ou comportamento, e a letra "C" de comunication ou representa a comunicação. Portanto, tudo que envolve esses três pilares serão assuntos que podem ser abordados aqui. Então, se você gosta de saborear um café, um chá ou sua bebida preferida, sinta-se à vontade para relaxar com ela enquanto lê este post. E fique à vontade para comentar neste post. 





Talvez você não saiba, mas integro a maior associação de Consultores de Imagem do mundo, a AICI. Sou voluntária no Núcleo Regional de São Paulo, além de contribuir com o Núcleo de Desenvolvimento de Negócios e o Comitê de Filantropia. Sim, sou dessas que não conseguem ficar paradas diante da vastidão de tarefas a serem feitas 😬


Entre as principais responsabilidades dos líderes regionais está a promoção de eventos locais que incentivem o networking e o engajamento, além de facilitar a troca de experiências entre os associados. Nos esforçamos para captar as expectativas e necessidades de nossos membros, sempre em busca de palestras, oficinas e workshops que possam ampliar e enriquecer os conhecimentos dos Consultores de Imagem.


Ontem, dia 25 de março, tivemos uma palestra de atualização com o tema: Objetivos e Metas Pessoais com a mentora de carreira Ana Carolina Kreutzer. Ela acredita que definir objetivos e metas na vida não apenas nos ajuda a alcançar o que desejamos, mas também contribui para nosso crescimento pessoal, bem-estar e sucesso a longo prazo. 


Agora, gostaria de fazer uma reflexão: você já fez suas resoluções para 2024? Já sabe quais são suas metas? Lembrando que estamos no início do ano, e que ainda há tempo! Ana Carolina menciona que:


Quando você não define objetivos, você está deixando a vida te levar e ela pode estar te levando para um lugar que não deseja.

Você, verdadeiramente, sabe onde quer chegar? Já traçou o caminho que precisa percorrer?

Pois bem, eu achava que sim, mas a verdade é que ainda não! A gente sempre acha que sabe aonde estamos indo, mas no meu caso, estava mais para a música do Zeca Pagodinho "deixa a vida me levar"


Eu tenho um sonho desde criança, mas que estava adormecido e que somente agora, (este ano!) me dei conta: quero ser escritora e quero ser palestrante internacional (sim, sempre pensei grande! Acho que, por isso, sempre gostei de estudar línguas, mas por algum motivo, não conseguia encaixar essa pecinha do quebra-cabeça que faltava). Pois bem, e o que eu estava fazendo para tornar o meu sonho realidade? Absolutamente NADA!


Exatamente, nada! Em algum ponto, permiti que o meu medo de falar em público e me expor sufocasse o meu sonho de me tornar uma palestrante internacional, e por causa disso, eu até hoje não me sinto segura para dizer que realmente sei falar inglês, que entendo bem o espanhol, e tenho noção de francês (fiz curso por 2 anos, mas o francês é mais difícil mesmo 😅)


Outro sonho abafado é o de ser uma escritora e ter um livro publicado. Ele começou, acredito que estava na terceira ou quarta série do fundamental, hoje o quarto/quinto ano, onde tivemos uma competição na escola de quem lia mais livros num determinado período de tempo. Foi nesta fase que conheci e me encantei com o universo dos livros. Me recordo do primeiro livro que li: A Droga do Amor, de Pedro Bandeira, em seguida conheci a coleção - Os Karas. Foi ali o bichinho da leitura me pegou!


Nesse mesmo ano teríamos uma feira literária na escola, e os alunos foram gentilmente "convidados" a escreverem um livro. E eu escrevi o meu. Claro que, no final da década de 90, não existia computador como hoje e fiz tudo a mão, em folhas de papel sulfite dobradas ao meio. Até a capa foi eu quem fiz, e adivinha quem ganhou o prêmio destaque de melhor livro da minha categoria? EU!


Sim, este sonho nasceu nesta época, mas ao longo dos anos, acabei o deixando de lado até chegar ao completo esquecimento. Somente este ano, 20 anos depois, me lembrei de quais são os meus sonhos e agora, de fato, vou colocá-los em ação. 


Bom, agora vamos ao conteúdo deste blog. Falei isso tudo para te explicar o que entendi e aprendi na palestra da Ana. Ela menciona que devemos ter apenas 2 objetivos, que são nossos big dreams. Ela sugere que tenhamos um objetivo pessoal e um objetivo profissional, pois mais do que isso, ela entende que acaba fica difícil torná-los real. Em meu caso, considero como objetivo pessoal: escrever um livro e um objetivo profissional: ser palestrante internacional. É claro que, ambos se complementam, mas se tratando de sonhos, estes seriam os meus maiores. 


Portanto, com os objetivos estabelecidos, vamos partir para as meta, que nada mais são do que colocar em ação seus sonhos. 


No meu caso, a título de exemplo, vou usar o meu sonho de escrever um livro como um dos meus objetivos. Como fazer para torná-lo realidade?


Acredito que a primeira coisa é escrever! Poderia ser simples, mas não é. Assim como tudo na vida, exige treino, estudo e dedicação. Eu não nasci uma escritora, não considero que tenha o dom da escrita e não sou uma comunicadora nata. Meu perfil comportamental dominante é o melancólico, e são naturalmente introvertidos, sensíveis, mas têm dificuldades em comunicar esses sentimentos. Por isso, escrever para mim sempre foi mais tranquilo que falar em frente a uma câmera, por exemplo. 


Então, vou precisar treinar bastante minha escrita e ampliar meu repertório para ter uma comunicação mais assertiva. Por isso, escrever com mais frequência vai me ajudar a alcançar meu objetivo.


Para definir uma meta aplicamos a  técnica SMART, é aquela que é definida com base em uma série de critérios, a saber: ela deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. Agira vamos ao exemplo da minha meta:


Meta 1 - Escrever para o blog semanalmente 

Escrever vai me ajudar a treinar minha escrita Aqui a meta é quantitativa, ou seja, 4 vezes por mês e até o fim do ano daria 36 novos posts. 


S - Específico (eu sei quem, o que, onde, quando e por que quero realizar este objetivo? )


M - Mensurável (é possível medir o progresso? )


A - Alcançável (alguém já fez isto antes? )


R - Realista (a meta é alcançável considerando o tempo e os recursos? )


T - Temporal (meu objetivo tem um prazo? ✅) 


Agora, levando em consideração a metodologia SMART é possível criar diferentes metas para os objetivos propostos, mas a Ana sugere até 5 metas para cada objetivo. Depois das metas definidas, ela sugere uma recompensa para cada meta atingida. Pensa comigo, se for algo penoso e difícil o cérebro vai encontrar dificuldades para concluir estas metas. Mas, havendo uma recompensa, ele vai sempre trabalhar a nosso favor.


E para finalizar, devemos sempre avaliar os resultados, tanto positivos quanto negativos. A melhor forma que temos de aprender é nos fazendo perguntas: o que está dando certo? Por que não estou conseguindo tal resultado?



amanda de amarelo palestrando com um computador
Neste dia tive o privilégio de palestrar sobre imagem pessoal e carreira em um curso ministrado por uma cliente, e amiga, Julia Lima.


Estas foram as reflexões que queria compartilhar com base no que aprendi e recordei ontem. Se você, como eu, possui um sonho adormecido, é hora de agir! Ninguém desejará seu sonho tanto quanto você. Mesmo que você tenha uma família solidária, amigos maravilhosos, um companheiro (a) que seja seu fã número um… você é a guardiã de seus próprios sonhos. Não permita que os barulhos externos façam calar os teus sonhos.


Beijos da sua consultora e até breve!

22 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Parabéns, amor! Você é uma ótima escritora, porque é uma ávida leitora. E eu sou testemunha disso. Você é capaz de produzir conteúdos transformadores. Conte comigo. Te amo! 😘

Like
Replying to

Obrigado marido! Seu incentivo é tudo que preciso. Te amo 🥰

Like
bottom of page