top of page

Sobre os Meus Cabelos Cacheados




Rever essa foto me traz muitas lembranças. Esse dia foi um dia especial para minha irmã mais velha porque era sua formatura para o sexto ano. Momento em que ela estaria "deixando se ser criança" e ter um professor de todas as matérias para ser uma pré-adolescente, com vários professores e um caderno de várias matérias (achava isso um máximo!). Mas, para mim não foi um dia bom.


Me recordo que a partir dai, minha relação com meus cabelos mudou porque alguns “amiguinhos” (dentre deles um garoto que eu gostava) me zoaram dizendo que tinha uma buja de leão, dentre outras coisas. Esse episódio me marcou tanto, que a partir daí desejei ter o cabelo liso. Todas as meninas da minha sala que tinham o cabelo liso eu admirava e achava, que de alguma forma, elas eram melhores do que eu e as outras, simplesmente por terem os cabelos lisos.


Os anos se passaram, até demorei bastante tempo a me render a progressiva, mas aos 23 anos de idade alisei meu cabelo pela primeira vez e, desde então, utilizava esse produto para manter minhas madeixas "domadas." Mas, como a Consultoria de Imagem é, sobretudo, um processo de autoconhecimento, depois que fiz minha última especialização em Análise Facial com a excepcional @persoona.crisalves, comecei a sentir a necessidade de ser mais autêntica e pude finalmente compreender minha relação com meus cabelos cacheados.


Já pararam para observar que quando estamos em processo de mudança a primeira coisa que modificamos é o cabelo? Uma noiva quando se casa, normalmente, quando retorna da lua de mel corta logo os cabelos, ou num caso de divórcio, também. Por isso, na minha Consultoria essa etapa dos cabelos é tratando com um cuidado especial. Porque sei da importância que a mudança traz. É nesse momento que "a ficha cai" e o cliente realmente percebe que está passando pelo processo de uma Consultoria de Imagem.


Por muitos anos olhar para essa foto me trouxe recordações ruins, tanto que ela ficou escondida por trás de outras por um longo período de tempo, mas hoje estou conseguindo ressignificar. Trazer um novo olhar sobre meus cabelos e sobre mim.


Foram 10 longos anos alisando os cabelos, religiosamente de 3 em 3 meses. Não que não gostasse do resultado, muito pelo contrário! O cabelo liso me representou por todo esse tempo, mas quando nossos olhos são abertos para novas descobertas, não tem como ignorar e fingir que não estamos vendo. Algo queimava dentro de mim.


A Amanda de hoje busca autenticidade, busca conhecer quem foi a Amanda criança e descobrir do que ela gostava, quais eram seus sonhos e anseios porque sei que essas respostas podem responder meus questionamentos atuais. Passar pela transição capilar está sendo um desafio. E como todo desafio, tem dias bons e alguns nem tanto. Ultimamente vivo de cabelos presos porque ainda estou aprendendo sobre essa nova versão minha, e esse novo cabelo.


Trazer de volta os cabelos cacheados está sendo um desafio de resgatar minha essência. Se ser eu mesma, de ser feliz com meu cabelo, meu corpo e minhas escolhas.


Me contem como é a relação de vocês com os cabelos?


Bjs e até a próxima ;)

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page