Como usar o Círculo Cromático.

Atualizado: 26 de Jun de 2020

ocê ama cores, mas não sabe como combiná-las? Tem medo de parecer colorida demais? Até usa estampa, mas só as que combinam com branco e preto para não ter erro. Vou te apresentar uma ferramenta que vai te ajudar a brincar com as cores.





Quando falamos em cores, existe uma infinidade de possibilidades de combinações e com a ajuda do círculo cromático, fica mais fácil conseguir visualizá-las porque ele tem umas setas que nos orientam - como se fosse uma bússola - e é só você se guiar por elas para entender quais cores são possíveis combinar entre si. é legal entender também que as cores estão estrategicamente colocadas lado a lado de modo que uma combina com a outra.


Ele possibilita fazer infinitas combinações cromáticas ( como monocromática, complementar, análoga, triádica e tétrada) e vou explicar cada uma dessas combinações e suas mensagens mais adiante. Você pode usá-las para fazer combinações em roupas e tecidos, maquiagens, decoração ou qualquer assunto que envolva cores!


As cores são muito importantes para o nosso visual, elas podem causar um impacto positivo ou negativo. O segredo para não errar na hora de fazer a escolha é respeitar a forma com que as cores se relacionam entre si. Quem domina esse conhecimento consegue montar looks de sucesso, que valorizam o visual de quem as veste.


A primeira classificação importante do círculo cromático é a sua divisão em um lado com cores quentes, e o outro, cores frias.


O lado quente por sua associação ao sol e fogo, é composto por vermelho, laranja e amarelo. Já o lado frio, por sua associação ao céu e a vegetação, é composto por azul, verde e violeta. Ou seja, você pode combinar cores frias entre si e as quente entre si que farão combinações harmônicas.


A mensagem das cores frias: tranquilidade, racionalidade, equilíbrio, distância, sofisticação, impessoalidade, refinamento, autoridade e introspecção.


A mensagem das cores quentes: agitação, ação, dinamismo, acolhimento, interação, energia, acessibilidade, descontração, proximidade e amizade.


A primeira forma de fazer combinações com o círculo cromático são com:


Cores Monocromáticas: Variação de intensidade ou profundidade da mesma cor. A impressão é clássica, clean e elegante. O exemplo aqui é a cor lilás/lavanda, notem que não há alto contraste, o que deixa o look clássico.