• Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
Buscar
  • Amanda Cavassani

O Pretinho "Nada" Básico

Atualizado: Jun 23

Você é daquelas que amam preto? Que acreditam que preto combina com tudo?


Vim mostrar para vocês que o preto não é tão “queridinho assim”, que muitas vezes pode acabar se tornando um vilão no seu guarda-roupas e diminuindo suas possibilidades de coordenação de cores. Fica comigo até o final que te explico.


Na minha jornada como Consultora de Imagem, posso dizer que praticamente todas as clientes que chegavam para a consultoria eram adeptas do mantra:"o preto é básico e combina com tudo". Mas, a verdade é que ele não tão fácil de combinar assim, pelo simples fato de ser uma cor acromática. Explico:


Cores acromáticas são cores que ficam na zona central do do círculo cromático e que perderam tanto a saturação que praticamente não se vê a matiz original. São cores, tecnicamente falando, não são cores: o preto (que seria a ausência de cor), o branco (a soma de todas as cores), o cinza (a mistura do branco com o preto) e suas variações.




Na construção dos looks, as cores acromáticas são excelentes neutros e dificilmente se erra ao combiná-los em si e tons próximos. Mas, a cor preta não combina com cores coloridas porque ele tem o poder de intensificar qualquer cor da qual esteja próximo.



Entendemos como cor colorida qualquer cor que não seja acromática (ou seja, branco, preto, cinza e variações). Dentro das cores coloridas temos as que chamamos de cores puras ou saturadas, que são aquelas cores mais vibrantes e intensas como o amarelo, laranja, pink e vermelho.


Se colocarmos uma cor saturada próxima ao preto vamos observar que a cor ficará mais acesa, ou seja, mais vibrante. E tecnicamente falando não é uma combinação visualmente harmônica, traz um impacto ao olhar.


Observem nas imagens que selecionei:



Um ponto importante, é sobre a mensagem psicológica das cores na comunicação não-verbal. Por mais que a gente pense que não estamos comunicando nada, nossa imagem por si só já transmite uma mensagem, mesmo sem dissermos uma só palavra. Nas cores elas são bastantes significativas: quando usamos uma cor escura como o preto, que por si só já transmite autoridade e poder juntamente com uma cor saturada, estamos transmitindo uma mensagem de agressividade e energia, e pode não ser isso que você queira comunicar.


Imaginem por exemplo, se você for uma professora e dê aulas para a primeira infância. imagem que seja um dia em que houvesse reunião de pais e essa mesma professora estivesse usando uma camisa preta com uma calça vermelha. Qual mensagem essa mulher pode estar transmitindo aos pais dessas crianças através das cores?


Como já mencionei, o preto. por ser acromático, é difícil de combinar e só combina com cores acromáticas. Por isso, se você for uma amante da cor preta imagino que tenha inúmeras peças no armário e que. provavelmente. tenha dificuldades de combiná-las com outras cores e não sabia o porquê. Daí, acaba que você faz sempre as combinações mais fáceis e óbvias, diminuindo sua possibilidade de ousar nas cores e ser mais colorida.


Minha sugestão é que você experimente substituir o preto por outros neutros como o cinza, o bege, o marrom, marinho, verde ou vinho. Essas cores vão trazer mais harmonia ao look e você poderá fazer combinações mais poderosas e ousadas nas cores. Você verá como a composição fica mais equilibrada e menos “agressiva” aos olhos.



Mas eu amo misturar cores fortes com preto! Estou errada?

Não se deve falar em certo ou errado quando se trata de comunicação na imagem. A Consultoria de Imagem deve ser usada como uma ferramenta de autoconhecimento e somente você pode dizer o que gosta ou não ,e como se sente ao usar essas cores. Se a sua intenção for chamar atenção e causar essa sensação de impacto ao olhos, ok? Mas, pode ser que você simplesmente não sabia dessa informação e assim como a maioria, também achava o preto indispensável..


Então, com quais cores o preto combina, afinal?

As outras cores acromáticas (branco e cinza), os neutros coloridos ou cores que contenham preto na sua composição, ou seja, sejam escuras.



Se você, assim como eu antes de ser consultora, não sabia que o preto "não é tão básico assim” não fique triste, o conhecimento liberta e é transformador! Minha sugestão é que a partir de agora, quando for adquirir peças novas para o seu armário pense se realmente compraria na cor preta, ou se talvez um cinza ou o marinho, fariam combinações melhores. Compre com intenção e faça compras melhores ;)


Também fiz um video no canal sobre o assunto. Se inscrevam e me acompanhe!

Até breve!









14 visualizações

AV. ALMIRANTE BARROSO Nº 81 - 34ª
CENTRO - RJ - 20.031-004
(21) 97205-2269
CONTATO@AMANDACAVASSANI.COM

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2020 POR AMANDA CAVASSANI