O Pretinho "Nada" Básico

Atualizado: 23 de Jun de 2020

Você é daquelas que amam preto? Que acreditam que preto combina com tudo?


Vim mostrar para vocês que o preto não é tão “queridinho assim”, que muitas vezes pode acabar se tornando um vilão no seu guarda-roupas e diminuindo suas possibilidades de coordenação de cores. Fica comigo até o final que te explico.


Na minha jornada como Consultora de Imagem, posso dizer que praticamente todas as clientes que chegavam para a consultoria eram adeptas do mantra:"o preto é básico e combina com tudo". Mas, a verdade é que ele não tão fácil de combinar assim, pelo simples fato de ser uma cor acromática. Explico:


Cores acromáticas são cores que ficam na zona central do do círculo cromático e que perderam tanto a saturação que praticamente não se vê a matiz original. São cores, tecnicamente falando, não são cores: o preto (que seria a ausência de cor), o branco (a soma de todas as cores), o cinza (a mistura do branco com o preto) e suas variações.




Na construção dos looks, as cores acromáticas são excelentes neutros e dificilmente se erra ao combiná-los em si e tons próximos. Mas, a cor preta não combina com cores coloridas porque ele tem o poder de intensificar qualquer cor da qual esteja próximo.



Entendemos como cor colorida qualquer cor que não seja acromática (ou seja, branco, preto, cinza e variações). Dentro das cores coloridas temos as que chamamos de cores puras ou saturadas, que são aquelas cores mais vibrantes e intensas como o amarelo, laranja, pink e vermelho.


Se colocarmos uma cor saturada próxima ao preto vamos observar que a cor ficará mais acesa, ou seja, mais vibrante. E tecnicamente falando não é uma combinação visualmente harmônica, traz um impacto ao olhar.


Observem nas imagens que selecionei: