top of page

História da Moda Feminina: A Calça

Atualizado: há 5 horas

Vamos falar um pouco sobre história da moda?


A gente vive a era mais democrática da história da moda no mundo, em que somos livres para escolher e usar absolutamente tudo da maneira, e da forma que quisermos. Onde não existe uma tendência mundial que rege uma década inteira, como antigamente, nem existe regra do "certo ou errado". Mas nem sempre foi assim, pois até a metade do século passado mulheres não podiam usar calças, elas eram consideradas inapropriadas e eram itens exclusivo do guarda-roupa masculino.


A calça simbolo de rebeldia feminina

A primeira mulher a vestir calças masculinas foi Fanny Wright em 1825. Ao final do século XIX as mulheres começaram a usar calças no trabalho industrial, mas ainda sim eram vistas como inapropriadas porque marcava as formas femininas e atentava ao decoro.


Coco Chanel foi a primeira estilista a criar a calça comprida para mulheres na década de 20. A calça de Chanel foi inspirada nos marinheiros, e aderida por muitas mulheres influenciadas pelas atrizes famosas.


Coco Chanel inventou as primeiras calças femininas


Somente nos anos 30 elas eram mais aceitáveis e mais amplamente adotadas. Um dos pontos marcantes nessa história foi quando a atriz Marlene Dietrich apareceu em uma cena do filme “Morocco” vestindo calças e um paletó, chamando a atenção no universo do cinema.



a atriz Marlene Dietrich apareceu em uma cena do filme “Morocco” vestindo calças e um paletó

Com o ápice da Segunda Guerra Mundial, logo em 1939, as mulheres pegaram pesado no trabalho e a calça se tornou peça necessária no uniforme. Com o fim do período de Guerra, as mulheres estavam buscando novidades para o modo de vida e logo foram se espelhar no estilo de grandes atrizes dos filmes da época.


         Comemoração das primeiras parisienses a usar calças, Praça da Concórdia, 1933.

Comemoração das primeiras parisienses a usar calças, Praça da Concórdia, 1933.


Audrey Hepburn, foi um dos ícones fashion feminino desse período com visual elegante e clássico, e trouxe às telas um modelo de calça capri mais justa no figurino do filme “Sabrina”, no ano de 1954.


Audrey Hepburn, foi um dos ícones fashion feminino

A famosa calça jeans surgiu na década de 60 quando as mulheres hippies começaram a usar para trabalhar nas minas de pedras preciosas. As calças intituladas “boca de sino,” hoje em dia conhecida como a famosa calça flare, fazem sucesso até os dias atuais.

Com a disseminação da globalização os modelos das calças foram se adaptando conforme diversos estilos que iam surgindo, fazendo sucesso principalmente entre os jovens.


Já nos anos 80, os modelos começaram a ganhar uma cara mais modernas e modelagens que saiam do estilo comum e reto das peças. A calça no estilo clochard, com amarração na cintura e com a canela à mostra, foi um dentre os novos modelos.


Entrando no século XXI, o reinado das calças continua em alta, especialmente pela calça jeans. Ela caiu no gosto popular e é uma peça-chave no guarda-roupa da maioria das brasileiras. Atualmente, não imaginamos nosso guarda-roupa sem calças compridas, e de como um item da moda foi especialmente importante na história dos direitos das mulheres.


Espero que tenham gostado!


Até breve!


1.671 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page