top of page

História da Moda Feminina: A Calça

Atualizado: há 6 dias

Vamos falar um pouco sobre história da moda?


A gente vive a era mais democrática da história da moda no mundo, em que somos livres para escolher e usar absolutamente tudo da maneira, e da forma que quisermos. Onde não existe uma tendência mundial que rege uma década inteira, como antigamente, nem existe regra do "certo ou errado". Mas nem sempre foi assim, pois até a metade do século passado mulheres não podiam usar calças, elas eram consideradas inapropriadas e eram itens exclusivo do guarda-roupa masculino.


A calça simbolo de rebeldia feminina

A primeira mulher a vestir calças masculinas foi Fanny Wright em 1825. Ao final do século XIX as mulheres começaram a usar calças no trabalho industrial, mas ainda sim eram vistas como inapropriadas porque marcava as formas femininas e atentava ao decoro.


Coco Chanel foi a primeira estilista a criar a calça comprida para mulheres na década de 20. A calça de Chanel foi inspirada nos marinheiros, e aderida por muitas mulheres influenciadas pelas atrizes famosas.


Coco Chanel inventou as primeiras calças femininas


Somente nos anos 30 elas eram mais aceitáveis e mais amplamente adotadas. Um dos pontos marcantes nessa história foi quando a atriz Marlene Dietrich apareceu em uma cena do filme “Morocco” vestindo calças e um paletó, chamando a atenção no universo do cinema.



a atriz Marlene Dietrich apareceu em uma cena do filme “Morocco” vestindo calças e um paletó

Com o ápice da Segunda Guerra Mundial, logo em 1939, as mulheres pegaram pesado no trabalho e a calça se tornou peça necessária no uniforme. Com o fim do período de Guerra, as mulheres estavam buscando novidades para o modo de vida e logo foram se espelhar no estilo de grandes atrizes dos filmes da época.


         Comemoração das primeiras parisienses a usar calças, Praça da Concórdia, 1933.

Comemoração das primeiras parisienses a usar calças, Praça da Concórdia, 1933.


Audrey Hepburn, foi um dos ícones fashion feminino desse período com visual elegante e clássico, e trouxe às telas um modelo de calça capri mais justa no figurino do filme “Sabrina”, no ano de 1954.


Audrey Hepburn, foi um dos ícones fashion feminino

A famosa calça jeans surgiu na década de 60 quando as mulheres hippies começaram a usar para trabalhar nas minas de pedras preciosas. As calças intituladas “boca de sino,” hoje em dia conhecida como a famosa calça flare, fazem sucesso até os dias atuais.

Com a disseminação da globalização os modelos das calças foram se adaptando conforme diversos estilos que iam surgindo, fazendo sucesso principalmente entre os jovens.


Já nos anos 80, os modelos começaram a ganhar uma cara mais modernas e modelagens que saiam do estilo comum e reto das peças. A calça no estilo clochard, com amarração na cintura e com a canela à mostra, foi um dentre os novos modelos.


Entrando no século XXI, o reinado das calças continua em alta, especialmente pela calça jeans. Ela caiu no gosto popular e é uma peça-chave no guarda-roupa da maioria das brasileiras. Atualmente, não imaginamos nosso guarda-roupa sem calças compridas, e de como um item da moda foi especialmente importante na história dos direitos das mulheres.


Espero que tenham gostado!


Até breve!


1.920 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page